15 alimentos que melhoram o funcionamento do intestino

Quem é que nunca sofreu com as famosas constipações?

Com sintomas que podem afastar as pessoas do convívio social como dores abdominais e formação de gases, o conhecido “intestino preso” pode ter uma incrível melhora com a inclusão de alguns alimentos que melhoram o funcionamento do intestino e você encontra facilmente na sua casa – ou, para considerar outras hipóteses, no supermercado mais próximo.

Nada de ingredientes mirabolantes e que só são conhecidos lá fora ou de difícil acesso. Nem mesmo alimentos caros que você encontra em casas especializadas em produtos naturais.

Nesta lista, você vai conhecer os benefícios de muitos alimentos que melhoram o funcionamento do intestino e podem ser facilmente encontrados.

Basta uma mudança de hábitos, que pode ser mudar a lista do supermercado ou incluir novos, porém velhos conhecidos, alimentos na dieta. A palavra-chave é variar. Nada de comer todos os dias a mesma fruta ou o mesmo legume.

Com esta lista, você terá acesso a uma vida nova, lembrando sempre que variar a dieta é a melhor opção. Isso faz com que seu intestino (e todo o seu sistema digestivo) trabalhe mais, facilitando, assim, o seu bom funcionamento, pois intestino preso é intestino que não trabalha!

Além do mais, estas dicas preciosas irão fazer a diferença, também, no seu bolso, pois uma alimentação mais saudável, com produtos da natureza ou minimamente processados, além de melhorar a saúde, traz uma economia evidente no final do mês.

Basta um pouquinho de planejamento na lista – porque também não queremos desperdiçar comida, não é mesmo?

Bom, vamos começar? Tome nota de 15 incríveis alimentos que melhoram o funcionamento do intestino.

1. Frutas

Parece uma dica comum, a gente sabe, mas as frutas são um dos melhores alimentos que melhoram o funcionamento do intestino.

O segredo está em variá-las: tome café da manhã com a mais conhecida das frutas para esta finalidade, o mamão.

Um mamão inteiro pode demorar muito a ser consumido. Por isso, planejamento é fundamental. Faça a lista da semana e inclua mamão.

Acabou o mamão? Compre manga – aqui umas 2 ou 3, para durar a semana toda.

Acabou a manga? Não se preocupe, que tal comer melão? Este também demora a ser consumido.

O segredo, no caso das frutas, além de variar, é escolher aquelas que tem mais fibras, para colocar o intestino preguiçoso logo no batente.

Outra dica é deixar todas as frutas já descascadas e picadinhas na geladeira, em recipientes apropriados para isso.

Assim, na hora da fome, fica mais fácil comer uma frutinha do que preparar um misto quente – cuidado com o pão branco, aliás, pois a farinha pode prender ainda mais o intestino.

2. Farinhas e cereais

Vamos incrementar a fruta do café da manhã? Compre aveia, chia e linhaça, por exemplo. Misture-as todas e guarde em um recipiente.

Depois de colocar a fruta no prato, encha uma colher de sopa e salpique por cima esse seu mix caseiro de farinhas.

Dessa maneira, além das fibras da fruta, você está mandando trabalho extra paro intestino: ele vai ter mais 4 tipos de fibras de diferentes para processar e, desta maneira, pode começar a funcionar já no primeiro dia da sequência de novos hábitos.

Quanto à economia doméstica, esses produtos demoram muito para terminaram, afinal, com um mix potente como esse, a utilização é na média de uma colher de sopa por dia, e, portanto, vale o investimento.

3. Sucos naturais

Tem muita fruta sobrando em casa? Quer substituir o café com leite por algo mais refrescante?

Pode misturar com água ou não. Pode colocar ervas ou não. Aqui as variedades são infinitas.

Suco de manga com mamão e laranja, já tomou? E morango, laranja e hortelã? Não custa tentar.

O que importa é que sucos naturais não podem ficar de fora dessa lista de alimentos que melhoram o funcionamento do intestino.

A regra é a mesma: variar, substituir, testar. Ver do que o seu paladar gosta mais, insistir no que não gosta muito.

Diminuir o açúcar, já que as frutas podem ser bem docinhas por si só. Deixar suco pronto na geladeira é uma ótima dica, assim como as frutas picadinhas, que falamos no primeiro tópico.

Suco fresco é sinal de menos refrigerante e de menos suco pronto.

Trocar as receitas e investir um tempinho na produção de sucos naturas, substituindo os processados produtos prontos (como os já citados refrigerantes e sucos de caixinha), vai trazer benefícios para todo o seu corpo, não apenas para o intestino.

E a forma mais prática de fazer sucos naturais aproveitando até a última gota é através das centrífugas de frutas, que já avaliamos aqui no blog.

4. Iogurte

Iogurtes também são alimentos que melhoram o funcionamento do intestino, mas aqui, antes de mais nada, vai uma dica: procure ler o rótulo dos produtos do supermercado.

O iogurte é sempre lembrado como um super alimento, super saudável, e pode ser, mas muitos dos produtos encontrados na geladeira do supermercado têm, assim como os sucos de caixinha, mais açúcar do que bons ingredientes.

Começou a ler o rótulo e verificou palavras impronunciáveis? Risque da lista!

O que importa aqui é comprar o iogurte mais natural possível das prateleiras ou mesmo fazer em casa. Na internet você encontra excelentes receitas e são bem fáceis.

Para o intestino se beneficiar dos bons ingredientes desse queridinho, vale misturar as frutas que já estão picadinhas na geladeira com o mix de farinhas, que você também já deixou pronto. Quanto mais variedade, melhor! E é um ótimo lanchinho para as horas de fome.

5. Feijão

“Dez entre dez brasileiros preferem feijão”, né? E que coisa boa!

O feijão é conhecido por ser rico em ferro, mas você sabia que ele contém muitas fibras também e, por isso, é um dos alimentos que melhoram o funcionamento do intestino?

E a boa notícia é que dá para variar, aqui, também. E isso, como estamos vendo, faz um bem danado para o preguiçoso em questão!

Em um mês compre o vermelho, no outro o preto, no outro o carioquinha – ou escolha pelo preço: o mais barato ganha!

Uma dica, contudo, para quem sofre de problemas intestinais, é o remolho, para evitar mal estar com a produção de gases.

Assim, o planejamento é fundamental: vai cozinhar o feijão da vez amanhã? Nesta noite deixe de molho – o que totaliza 12h, aproximadamente – e troque a água duas vezes.

É possível ver a quantidade de gás na água (e que vai ficar lá). Vale o tempo.

6. Pipoca

Exatamente: pipoca. Quem diria que essa delicinha branca era um dos alimentos que melhoram o funcionamento do intestino, não é?

Rica em fibras, pode ser um dos lanches mais saudáveis que podemos encontrar com facilidade e com precinho acessível. Mas compre o milho de verdade, não a de microondas.

O objetivo da lista é mudar hábitos: sair dos processados e cozinhar mais, variar mais e, como uma feliz consequência (que é, também, um objetivo), botar o preguiçoso do intestino a trabalhar mais.

Só não vale perder as fibras da pipoca enchendo-a de manteiga ou demais condimentos prontos que encontramos por aí. Lembra do rótulo? É leitura obrigatória.

Para variar no feitio da pipoca, mude o óleo: de coco, azeite de oliva ou de dendê, óleo de semente de girassol ou, até mesmo, manteiga. Só é importante lembrar que o ingrediente principal é o milho da pipoca e não o óleo.

7. Legumes

Muitos vegetais são fibrosos e vale a pena investir: cenoura, beterraba, couve-flor. Mas um dos mais queridinhos do brasileiro é o brócolis.

Ele tem um sabor amanteigado, delicioso e, além de fibras para o nosso não mais inimigo intestino, ele tem mais cálcio que muito leite por aí.

Vale a pena pesquisar receitas com ele: sopas, purê, para o preparo de massas, saladas elaboradas. São infinitas as possibilidades e, além do sabor, traz benefícios para a saúde, para o bolso e requer quase nada de planejamento.

Varie os vegetais: cenoura em uma semana, couve-flor na outra. Experimente misturar alguns com os sucos do item 3.

Quanto mais natural for sua alimentação, mais vitaminas ele receberá. Siga o conselho da vovó: coma colorido. Abuse do roxo, rosa, verde, amarelo, laranja.

8. Ameixa seca

Falando em vovó, quem nunca recebeu a dica de deixar duas ameixas secas de molho na água de um dia para o outro e beber a água – e comer a fruta, hidratada – pela manhã? E se a vovó disse, é porque é verdade.

A ameixa seca também é um dos alimentos que melhoram o funcionamento do intestino. A quantidade de nutrientes e fibras que essa danada solta dá um choque de realidade para o intestino. Ele chega a levar um susto.

Conselho de avó é sagrado, não deixe de experimentar! Pode ser no café, de lanche de tarde, de ceia. O importante é ingerir. E um potinho dura bastante, pois para esta “receita”, bastam duas ameixinhas.

9. Abóbora

A abóbora saiu do item 7 para ganhar um item exclusivo. É um vegetal e é laranja. Vira até nhoque. Já testou? Pois há receitas aos montes circulando pela internet que tem a abóbora como ingrediente principal.

Ela pode ser assada, grelhada, transformada. E o importante é a quantidade de fibras que este queridinho (ou inimigo?) do intestino preso vai receber. Tem até bolo de abóbora e você pode começar a gostar através dessas formas.

Mesmo com açúcar e farinha, um bolinho de vez em quando não faz mal. O que importa é variar. E tem um montão de tipos de abóbora na feira, onde, aliás, você já pode comprar descascada e cortada, evitando o trabalho em casa – e a desculpa, também.

Visitar a feira do seu bairro é importante não só pela abóbora, mas para variar em muitos outros itens. É um lugar que respira saúde.

10. Azeite de oliva

Vamos temperar tantos vegetais, fazer pipoca, e refogar a cebola do feijão? Sim! Um dos azeites mais saudáveis do mundo é o de oliva.

Dura um montão e traz benefícios imensuráveis e por isso entrou para essa lista de alimentos que melhoram o funcionamento do intestino.

Alguém aí já tomou uma colher pura, justamente para desobstruir o intestino? Se sim, comprovamos que as vovós estavam certas: esta é uma legítima dica sábia.

Contudo, não há necessidade de tomar azeite puro, às colheradas, se você inclui-lo na alimentação do dia a dia: refogar legumes, colocar no feijão, fazer a pipoca. As formas são muitas e, um pouquinho só por vez, já faz diferença.

Bateu a vontade de comer um pedaço de pão branco?

Ora, não restrinja, apenas modere – e ponha um fiozinho de azeite nele, ao invés de encher com margarina, por exemplo. Fica até chique, quase uma dieta mediterrânea.

11. Grão de bico

Que tal mudar o feijão do dia a dia por esta leguminosa? Ou, então, acrescentar no vinagrete, com azeite de oliva, tomate e cebola ou para dar uma crocância na salada de todos os dias?

Rico em fibras, só quem não vai gostar dele será o seu intestino! Ele pode ainda virar pastinha árabe para comer com um pãozinho – atenção para o rótulo e para não comer todos os dias aquele pão bem refinado, hein?

As ideias não faltam de como inclui-lo na dieta e o seu sabor é bem neutro, permitindo que a gente abuse dos temperinhos. E já pensou em um grão de bico tostado no forno, para o lanchinho da tarde? Fica uma delícia!

12. Lentilha

Ainda com ideias para substituir o feijão, a lentilha é outra excelente candidata, e você irá praticar o segredo de uma dieta saudável: variar os alimentos. Além disso, assim como o feijão e o grão de bico, esta leguminosa é super fibrosa e pode imitar um feijão com caldinho bem grosso!

Lentilha vira sopa, pode ir no vinagrete, pode comer com arroz – e, se você está pensando em emagrecer, ela é uma ótima fonte de proteínas, que vai te ajudar a substituir a carne e ainda ganhar massa magra, ao mesmo tempo em que ajuda a regular o intestino!

13. Amendoim

Todo mundo já se deparou com algum petisco que, uma vez ingerido, fica impossível parar. Geralmente é o que acontece com estas oleaginosas, como é o caso do amendoim – que mesmo sendo bem calórico, ajuda a manter a saciedade e, portanto, a gente come menos.

Cheinho de fibras, é um ótimo amigo do mix de farinhas caseiros, vai com frutas, sozinho como lanche e tantas outras opções e não poderia ficar fora dessa lista de alimentos que melhoram o funcionamento do intestino.

É só deixar a sua criatividade te conduzir pelos sabores e benefícios dessa preferência nacional – contudo, cuidado com a quantidade, pois, como já informamos, as delicinhas são bem calóricas.

14. Pera

De modo geral, já falamos sobre as frutas, mas a pera merece destaque.

As peras, apesar de geralmente serem pequeninas, contêm uma quantidade extremamente alta de fibras e podem ser acrescentadas na dieta até quando a gente quer caprichar em um risoto.

Desse jeito, fica bem fácil acordar o intestino e colocá-lo no batente. Só não vale tirar a casca da fruta, estamos conversados? Pois é lá que se encontra a maior parte das fibras da fruta.

Além de todos esses benefícios, é uma fruta que hidrata o corpo e repõe as energias após um desgaste de exercício físico, por exemplo, ajudando na perda dos quilinhos a mais.

15. Água

Vale um clichê? Por último, mas não menos importante: a água mineral.

Somada com todas estas dicas, esse tesouro mantem todos os nossos órgãos hidratados e regula demais todos eles. Assim, o que não se pode deixar de consumir todos os dias e que não dá para variar é mesmo a água.

A recomendação já é conhecida: vamos nos desafiar a tomar pelo menos 2 litros de água por dia? Em uma semana a gente já começa a sentir o resultado, pode tentar!

Considerações finais

E aí, o que achou da nossa lista? Ela foi pensada justamente para ajudar na implementação de itens básicos e de fácil acesso em sua dieta a fim de melhorar seu funcionamento intestinal.

Vamos aproveitar nossa vasta terra brasileira e o que ela produz. No supermercado da esquina, você encontra todos os ingredientes listados aqui e por um precinho que vai te ajudar a economizar. Chega de intestino preguiçoso!

Você conhece outros alimentos que melhoram o funcionamento do intestino? Compartilhe suas ideias e experiências conosco nos comentários abaixo.

Gostou? Deixe sua avaliação!
[Media: 4.4]
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 107