Como usar gengibre? 4 formas saborosas de consumir a iguaria

Nativo da Ásia, o gengibre é usado tanto na medicina quanto na culinária. Quem nunca ouviu dicas de como utilizá-lo, não é mesmo? Mas será que você sabe como usar gengibre?

É sempre importante lembrar o quanto essa raiz é benéfica para o nosso organismo. Por isso, o gengibre na dieta faz tanto sucesso.

O gengibre é capaz de reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue e acelerar o metabolismo por ser um alimento termogênico, ou seja, que aumenta o calor através da estimulação metabólica.

Listamos, abaixo, 4 ideia de como usar gengibre nas suas receitas para aproveitar todos os benefícios dessa iguaria. Vamos conferir?

Como usar gengibre de 4 formas saborosas e simples

1. Arroz com gengibre

Que tal fazer um arroz diferente, acrescentando um pouco de gengibre moído ou ralado na preparação? Ele também pode acompanhar cenoura, ervilha e milho verde.

O gengibre combina bastante com o arroz. Além de dar uma leve apimentada no prato, ajuda a realçar o sabor dos alimentos.

Não se esqueça que o gengibre em pó deve ser usado em quantidade menor do que o gengibre ralado, já que a concentração da iguaria em pó é maior e pode deixar o prato muito apimentado.

Para cada xícara de arroz, procure usar 2 colheres de sopa quando o gengibre estiver ralado e 1 colher de chá quando o gengibre estiver em pó.

2. Chá de gengibre

Colocar o gengibre no chá talvez seja a forma mais popular de utilizar o ingrediente. Além de ajudar a emagrecer, o gengibre é um grande amigo da nossa saúde.

Antes de correr na geladeira e preparar o seu chá, você deve estar atento ao modo correto de preparo. Veja:

  1. Lave o gengibre;
  2. Rale o equivalente a 1 colher de sopa;
  3. Leve 1 litro de água para o fogo e espere ferver;
  4. Quando levantar fervura, coloque o fogo no mínimo e adicione o gengibre ralado;
  5. Deixe o recipiente no fogo baixo, tampado, e aguarde 10 minutos;
  6. Desligue o fogo, coe e o chá já está pronto para consumo.

Se você acha o sabor do gengibre muito forte, pode acrescentar um pouco de limão no chá para deixá-lo mais suave. Fica uma delícia!

Aproveite e leia também:

3. Gengibre em molhos, sopas e carnes

Assim como no arroz, o gengibre também pode ser usado em receitas diversas como molhos, sopas e carnes.

O preparo vai depender do prato e a quantidade também varia de acordo com o seu gosto, só tome cuidado para não exagerar, pois a raiz pode deixar a comida muito apimentada ou agridoce demais.

Se você não tem o costume de utilizar gengibre no preparo dos alimentos, comece devagar – isso vale para o preparo do arroz também. A raiz tem um sabor forte e peculiar e pode não agradar a todos.

Recomendamos inserir o gengibre nas preparações gradualmente, começando com apenas uma pitada e ajustando a quantidade de acordo com sua preferência.

4. Gengibre no azeite

Que tal aprender a fazer um azeite de gengibre? A receita é simples e ajuda a tratar problemas de estômago, asma e até dores no corpo.

Você vai precisar de:

  • 1 gengibre fresco do tamanho aproximado do seu dedo indicador;
  • 1 xícara de azeite de oliva extravirgem.

Veja como é fácil fazer:

  1. Lave bem o gengibre e deixe-o secar completamente por 2 horas;
  2. Coloque o azeite em um refratário que possa ser levado ao fogo em banho-maria;
  3. Depois que o gengibre estiver bem seco, rale-o e misture-o no azeite;
  4. Leve ao fogo baixo em banho-maria e deixe por 1 hora;
  5. Coe a mistura e armazene em um frasco seco e que possa ser bem fechado.

Depois de fazer seu azeite de gengibre, você poderá utilizá-lo no preparo dos alimentos. A iguaria dará um toque todo especial nos pratos!

Gostou de aprender como usar gengibre?

Esperamos que você tenha gostado dessas 4 dicas de como usar gengibre nos seus preparos.

Você é da turma que ama ou que odeia gengibre?

Seja como for, vale a pena experimentar a iguaria, pois é saborosa e traz uma série de benefícios ao organismo.

Até a próxima!

Gostou? Deixe sua avaliação!
[Media: 4.5]
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 107