Ultimamente, os benefícios do óleo de coco ganharam grandes proporções. O ingrediente, que é cada vez mais utilizado em diversas receitas, ganha popularidade e é mais saudável que o comum óleo de soja. Mas, afinal, o óleo de coco é bom para saúde?
Fomos atrás das principais informações a respeito do óleo de coco. Continue a leitura para saber, afinal, se esse tipo de óleo realmente e mais saudável e quais são os seus benefícios. Além disso, você ainda aprenderá duas receitas que levam esse óleo em seu preparo. Boa leitura!
O que é óleo de coco?
Também chamado de manteiga de coco ou azeite de coco, o óleo de coco é um óleo vegetal extraído da polpa do fruto Cocos nucifera.
Basicamente sua composição é 90% de gorduras saturadas, na forma de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são metabolizadas rapidamente pelo organismo. Isso, então, faz com que o organismo produza energia mais rapidamente, evitando o seu acúmulo na forma de gordura.
Extração
O processo de extração é feito a partir da polpa do fruto limpa e seca, ralada grossa ou média, pelo processo de prensagem a frio, geralmente em equipamentos de aço inoxidável (a nível industrial), posteriormente refinado em filtros e, então, envasados para consumo.
Aqui vale uma ressalva: especialistas em Medicina Alternativa e Nutricionistas alertam sobre a importância de consumir o óleo de coco extra virgem prensado a frio, com selo de autenticidade e pureza, para que, dessa maneira, se usufrua todos os seus benefícios sem prejuízos à saúde.
Valores nutricionais
O óleo de coco possui, em sua composição química, ácidos graxos saturados de fácil metabolização pelo organismo e que, por isso, sofrem menos oxidação, tanto no organismo como em contato com o oxigênio.
Em sua composição, estão presentes os ácidos graxos saturados como caprílico, cáprico, capróico, palmitoleico, mirístico, esteárico e láurico, bem como os ácidos poli-insaturados linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).
Em uma colher de sopa de óleo de coco, encontramos cerca de:
- 129 kcal;
- 0,01 mg de ferro;
- 0,01 mg de vitamina E;
- 0,1 mg de vitamina K;
- 15 g de gorduras totais, sendo 12,97 g de gorduras saturadas, 0,27 poli-insaturadas e 0,87 monoinsaturadas.
O óleo de coco é bom para saúde porque é uma importante fonte natural de gorduras saturadas, onde podemos destacar o ácido láurico, também presente no leite materno e que, portanto, auxilia o fortalecimento do sistema imunológico, bem como possui propriedades antivirais, antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Óleo de coco é bom para saúde: veja 16 benefícios
1. Auxilia no processo de emagrecimento
O óleo de coco é fonte de triglicerídeos de cadeia média. Dessa maneira, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. Esses triglicerídeos, quando no fígado, se transformam rapidamente em energia, portanto, evitam o acúmulo de gordura no organismo.
É exatamente por isso, então, que o óleo de coco é considerado um alimento termogênico. Ele tem a capacidade de gerar calor e queimar calorias. Além disso, o óleo de coco estimula a glândula tireoide, o que aumenta o metabolismo basal, ocorrendo a perda de peso.
2. Aumenta o sistema imunológico
O ácido láurico, como já destacamos, presente no leite materno, aumenta as defesas do organismo. Assim, contribui no combate a uma infinidade de bactérias, fungos e vírus como sarampo, hepatite, herpes e estomatite, por exemplo.
Em resumo, o óleo de coco melhora a absorção dos nutrientes e, por consequência, aumenta as defesas do organismo.
3. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais
As gorduras saturadas presentes no óleo de coco contribuem para a diminuição nos níveis de triglicérides e LDL (colesterol ruim) e para o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom), prevenindo, assim, problemas cardiovasculares e neurológicos como AVC e Mal de Alzheimer.
4. Auxilia no controle do diabetes
O diabetes é uma doença causada pelo desequilíbrio nos níveis de açúcar (glicose) no sangue, em que as células tendem a absorver menos a glicose. Os TCM (triglicérides da cadeia média) presentes no óleo de coco protegem as células contra a resistência à insulina, melhorando, dessa forma, a sua produção.
5. Possui propriedades antioxidantes
O óleo de coco é bom para saúde por ser um antioxidante natural, auxiliando, portanto, no combate aos radicais livres responsáveis pela degeneração celular que causam o envelhecimento precoce.
Além disso, combate a osteoporose, doença causada pelo envelhecimento, que enfraquece os ossos por ocorrer uma redução na produção de estrogênio. O óleo de coco é um poderoso antioxidante com capacidade de reverter a deficiência desse hormônio.
6. Ainda tem mais 10 benefícios!
Há, ainda, outros benefícios do óleo de coco, como os 10 listados em seguida:
- Forma uma capa protetora ao redor do fígado, protegendo-o dos efeitos do álcool;
- Previne contra doenças inflamatórias;
- Aumenta os níveis de energia;
- Auxilia na redução da circunferência abdominal;
- Pode ser consumido por celíacos por ser isento de glúten;
- Não contém lactose, o que o torna um excelente produto aos intolerantes;
- Possui propriedades calmantes;
- Reduz a formação de placa bacteriana e a gengivite decorrente dela;
- É um excelente hidratante labial;
- Atua como desodorante e hidratante paras as axilas.
Óleo de coco na alimentação
O óleo de coco tem sido incorporado regularmente nas dietas que visam o emagrecimento, por consequência de ser um alimento termogênico que acelera o metabolismo e auxilia na queima de gordura.
Desse modo, o óleo de coco extra virgem pode ser consumido em saladas, no preparo de doces e salgados, bem como para cozinhar. Vale ressaltar, contudo, que ele não pode ser consumido unicamente, mas acrescentado na dieta de uma forma saudável.
Todos os outros óleos vegetais (soja, canola, girassol, entre outros) podem ser trocados pelo óleo de coco, pois sua gordura é muito resistente ao calor. Isso significa, então, que ele é mais estável à oxidação quando submetido a altas temperaturas, o que faz com que não perca suas propriedades nutritivas.
Quer mais? O óleo de coco é bom para saúde porque pode ser reutilizado quantas vezes você quiser sem prejuízo nenhum de suas propriedades nutricionais. Legal, não é?
Anote duas deliciosas receitas que levam óleo de coco
1. Torta de espinafre, atum e óleo de coco
Ingredientes da massa
- 1 ovo;
- 3 colheres de sopa de farinha de aveia;
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada;
- 1 pitada de sal;
- 1 ½ xícara de chá de leite de amêndoas;
- ¼ xícara de chá de óleo de coco;
- 1 colher de sopa de gergelim;
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Ingredientes do recheio
- 2 latas de atum sólido, ao natural;
- 1 maço de espinafre cozido e picado;
- 1 cebola picada;
- Sal e pimenta a gosto;
- Salsinha picada a gosto.
Modo de preparo
- Primeiramente, unte um refratário retangular com o óleo e reserve;
- Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, exceto o fermento e o gergelim, até obter uma mistura homogênea;
- Em seguida, crescente o fermento e bata rapidamente;
- Distribua metade da massa no refratário, adicione o recheio, cubra com o restante de massa, salpique o gergelim e leve ao forno 200 °C por 30 min ou até dourar;
- Para o recheio, misture bem todos os ingredientes.
Que tal preparar um docinho para saborear depois da torta? Tome nota!
2. Muffins de maçã
Ingredientes
- ½ xícara de chá de farinha de arroz integral;
- ½ xícara de chá de farinha de aveia;
- ¼ xícara de chá de polvilho doce;
- ½ xícara de chá de açúcar de coco;
- 1 pitada de noz-moscada;
- 1 colher de chá de canela;
- ½ colher de chá de goma xantana;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- ½ xícara de chá de leite vegetal;
- 1/3 xícara de chá de óleo de coco;
- 1 ovo;
- Essência de baunilha a gosto;
- 1 maçã descascada e cortada em cubos pequenos.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, em um vasilhame, misture todos os ingredientes secos e reserve;
- Misture bem todos os ingredientes líquidos e adicione os pedaços de maçã;
- Agregue, aos poucos, os ingredientes secos aos líquidos e misture até obter uma massa uniforme;
- Logo após, distribua em forminhas para empadas (grandes) ou em formas para cupcakes;
- Leve ao forno pré-aquecido 180 °C por aproximadamente 25 min.
Considerações finais
Cada vez mais popular na alimentação e na rotina do brasileiro, o óleo de coco traz uma série de benefícios.
Como vimos, então, o óleo de coco é bom para saúde e você deve, sim, inclui-lo em sua rotina.
E já que estamos falando sobre coco, que tal conferir algumas receitas de torta de coco que já postamos aqui no blog? São de dar água na boca!