Lista de alimentos para ansiedade: 30 opções para melhorar o humor

A ansiedade é um problema que aflige não só os brasileiros, mas milhões de pessoas ao redor do mundo. Fizemos uma lista alimentos para ansiedade que, se forem incluídos em seu cardápio, podem trazer mudanças positivas no seu humor.

Sim, é isso mesmo. A alimentação é um ponto-chave para quem quer combater a ansiedade.

Que atire a primeira pedra quem nunca sofreu (ou sofre) com algum tipo de ansiedade. Na realidade, a ansiedade é um sentimento nato do ser humano.

A espera pela tão sonhada viagem, fazer a apresentação do TCC, enfrentar uma entrevista de emprego ou qualquer outra situação do tipo pode gerar um estado de ansiedade.

Especialistas apontam como sendo normal esse tipo de ansiedade, mas o problema passa a ser mais sério quando ela se torna frequente e mais acentuada.

Nesses casos, pode gerar problemas físicos como dificuldade para respirar, palpitações, sudorese intensa e náuseas, por exemplo, bem como problemas nas relações interpessoais e nas atividades profissionais.

Como combater a ansiedade?

De acordo com especialistas na área de transtornos comportamentais, a ansiedade pode ser controlada com sessões de psicoterapia, prática de meditação e atividades físicas regulares como caminhadas ou outra atividade que seja prazerosa.

Outro ponto fundamental para combater a ansiedade é manter uma alimentação saudável.

Quando ingerimos as vitaminas e os sais minerais indispensáveis para a formação de neurotransmissores, nosso cérebro se torna mais saudável e cria um escudo poderoso contra a ansiedade e a depressão.

Lista de alimentos para ansiedade: 30 itens para você incluir no cardápio

Podemos encontrar nos alimentos um grande aliado no combate à ansiedade. Quer saber quais são eles?

Listamos, em seguida, 30 alimentos que ajudam a combater a ansiedade. Inclua-os em sua dieta hoje mesmo!

1. Ostras

As ostras figuram no topo dessa lista de alimentos para ansiedade porque são uma excelente fonte de zinco, iodo e selênio. Estes elementos estimulam a tireoide, auxiliando no controle do peso.

Além disso, a glândula também é uma das responsáveis pela sensação de felicidade.

2. Carnes vermelhas, aves e peixes

As carnes vermelhas, especialmente de cordeiro, são ricas em vitamina B3, magnésio e triptofano.

A carne de aves, como o frango, por exemplo, é rica em zinco e vitaminas do complexo B.

Já a carne de peixes, como o atum, a sardinha, o salmão e a cavala, por exemplo, é rica em ômega-3, além de possuir taurina, aminoácido que atua nos neurotransmissores que controlam a ansiedade.

3. Alimentos ricos em vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 inibe o ciclo de metilação, processo em que os nutrientes dos alimentos se convertem em energia. Sem essa conversão, o humor é alterado, ocorre o comprometimento cognitivo, a demência, quadros de ansiedade e depressão.

Camarão, marisco, ostras, cereais fortificados, ovos, leite e seus derivados (iogurte, queijos, requeijão, manteiga), fígado e carne de aves (frango, peru), por exemplo, são alimentos ricos em vitamina B12.

4. Espinafre

Além de ser rico em ferro, o espinafre é fonte de potássio, cálcio e ferro. Também contém vitaminas A e C e ácido fólico, elementos que auxiliam no bom funcionamento cerebral, prevenindo doenças degenerativas, a ansiedade e a depressão.

Por fim, o espinafre também contribui para a sensação de felicidade e auxilia a regular o humor.

A rúcula, a couve, o brócolis e o agrião, por exemplo, assim como todos os vegetais de folhas escuras, também são excelentes fontes de ácido fólico, portanto, ótimos alimentos para ansiedade.

5. Acelga

A acelga é riquíssima em magnésio, mineral com propriedades naturais anti-estresse.

Além disso, possui propriedades antioxidantes, que combatem a oxidação das células cerebrais, bem como relaxantes, que atuam sobre a musculatura.

6. Alface

A alface não possui apenas propriedades diuréticas e laxativas. Ela é rica em lactucina e ácido fólico.

Estes elementos atuam no organismo como calmantes, controlando a ansiedade, reduzindo quadros de confusão mental e prevenindo a depressão.

7. Salsa

A salsa é rica em flavonoides que atuam como tranquilizantes no sistema nervoso central. Ademais, é fonte de minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo e enxofre, além de ser riquíssima em vitaminas A, B1, Be, C e D e fibras.

Todos esses nutrientes aliados são importantes para o controle da ansiedade e da depressão. Detalhe: para que todos esses nutrientes não se percam, a salsa deve ser consumida crua.

8. Aspargos

O aspargo possui propriedades antidepressivas naturais comprovadas cientificamente. Isso graças à presença do ácido fólico, que previne a oxidação das células cerebrais, combatendo os transtornos de ansiedade.

9. Cogumelos

Os cogumelos são uma excelente fonte de zinco, mineral fundamental para combater a ansiedade, pois possui propriedades calmantes.

Pesquisadores apontam que a deficiência de zinco no organismo é um dos principais fatores que levam à ansiedade.

10. Mel

Você sabia que a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e satisfação, é produzida 95% pelos intestinos?

O mel é um produto natural que auxilia no bom funcionamento intestinal, combate a prisão de ventre, controla a flora bacteriana e ainda contribui para a produção de serotonina.

11. Kefir

O kefir, assim como o iogurte e o leite fermentado, atuam como alimentos probióticos, indispensáveis para o equilíbrio da microbiota intestinal.

Ele ainda regula o humor, fortalece o sistema imunológico e auxilia na digestão.

12. Gema de ovo

A gema de ovo é fonte de zinco e triptofano, aminoácido que auxilia no controle da ansiedade, fundamental para a produção de serotonina, hormônio da felicidade e do bem-estar.

13. Cereais integrais, grãos e sementes

O arroz e o pão integral, por exemplo, além de serem fontes de carboidratos que proporcionam energia e disposição, auxiliam na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Grãos como o feijão, ervilha, lentilha, soja, quinoa, amaranto e grão-de-bico, por exemplo, são ricos em cálcio, magnésio e cromo. Estes elementos, por sua vez, fornecem energia, promovem uma maior sensação de saciedade e auxiliam a prevenir transtornos mentais.

14. Aveia

A aveia é rica em selênio, mineral que auxilia na produção de energia, além de ser fonte de carboidratos que elevam os níveis de insulina. Facilita, assim, a absorção de triptofano, que auxilia na produção de serotonina.

Os benefícios podem ser experimentados tanto ao consumir o cereal in natura como ao tomar leite de aveia.

15. Gergelim

Encontramos na semente de gergelim uma excelente fonte de vitamina B6, importante para a conversão de triptofano em serotonina, bem como melatonina, que auxilia no combate à insônia.

16. Semente de abóbora

Rica em zinco, além de possuir grandes quantidades de proteína, ferro, cobre, magnésio, vitamina K e fibras, a semente de abóbora promove a saúde mental e possui propriedades antioxidantes que melhoram a qualidade do sono.

17. Amêndoas

As amêndoas não poderiam ficar de fora dessa lista de alimentos para ansiedade, pois são ricas em magnésio e vitamina B2, que aumentam o nível de serotonina. Já o zinco, por sua vez, combate os efeitos negativos do estresse. Por fim, a vitamina E possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

Todos esses nutrientes fazem das amêndoas um dos alimentos mais importantes para combater a ansiedade.

18. Castanha-de-caju

A castanha-de-caju é uma poderosa oleaginosa para combater a ansiedade. É fonte de minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre, selênio e magnésio, vitaminas B5, B6 e B11 e triptofano, aminoácido que atua na formação da serotonina.

Dessa forma, a castanha é um excelente alimento para regular o humor, melhorar a qualidade do sono e controlar a ansiedade.

19. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como a amora, o morango, a jabuticaba, a cereja e a framboesa, por exemplo, são ricas em vitamina B6, que auxiliam a regular o humor.

Também possuem antocianina, que protege as células do sistema nervoso contra a degeneração, melhora a memória e combate a ansiedade.

20. Frutas cítricas

As frutas cítricas como limão, abacaxi, laranja, acerola e kiwi, por exemplo, são fontes de vitamina C, que auxiliam na redução da produção do cortisol, hormônio responsável pelo estresse e a ansiedade.

Além disso, possuem propriedades antioxidantes, auxiliando no combate à oxidação das células cerebrais, diminuindo o transtorno da ansiedade.

21. Abacate

Estudos comprovaram que os quadros de ansiedade e alterações de humor são mais frequentes em pessoas com deficiência em magnésio e potássio. O abacate é uma excelente fonte desses dois nutrientes, fornecendo ao organismo, respectivamente, 16 e 15% das necessidades diárias desses minerais.

Além disso, a fruta possui sitosterol, substância que atua na regularização do cortisol.

22. Banana

A banana é fonte de potássio e magnésio, rica em vitamina B6, importante na prevenção da irritação, na condução dos impulsos nervosos e com alto teor de triptofano.

Todos estes fatores fazem da fruta preferida pelos brasileiros uma grande aliada ao combate da ansiedade.

23. Maçã

A maçã é fonte de fibras, vitaminas A, C, B1, B2 e B6, minerais como selênio, zinco e magnésio, que auxiliam no relaxamento e diminuem a ansiedade.

24. Uva

Você sabia que a uva é considerada uma forte aliada no combate à ansiedade?

A uva é rica em vitaminas do complexo B e uma excelente fruta energética, combinação perfeita que promove o bom funcionamento do sistema nervoso central.

25. Maracujá

Quem nunca tomou um suquinho de maracujá para se acalmar, não é mesmo? E não é crendice popular, não!

O maracujá possui flavonoides e alcaloides, substâncias que agem no sistema nervoso central atuando como tranquilizantes e combatendo a ansiedade, o estresse, a tensão nervosa e os distúrbios o sono.

26. Tomate

O tomate é uma fonte poderosa de licopeno, pigmento natural responsável por sua coloração e rico em propriedades antioxidantes que auxiliam a melhorar o humor, além de prevenir vários tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, por exemplo.

27. Pimenta

Amada por uns e odiada por outros, a pimenta auxilia no combate da ansiedade e da depressão.

Os componentes químicos presentes nas pimentas, a capsaicina e a pirenina, auxiliam na produção de endorfina, hormônio responsável pelo prazer e a sensação de bem-estar, o que, consequentemente, melhora o humor.

Além de nutritiva, a pimenta estimula o aumento da produção de serotonina e dopamina no corpo, aumentando a satisfação e a sensação de felicidade.

De acordo com estudos realizados por especialistas, as pimentas mais indicadas para tratar o humor são a pimenta de cheiro ou a vermelha.

28. Chocolate

Por que será que um pedacinho de chocolate nos causa uma sensação de felicidade quase que imediata, não é mesmo?

O chocolate é rico em flavonoides que possuem propriedades antioxidantes e são fundamentais na produção de serotonina, bem como uma excelente fonte de zinco e magnésio.

Além disso, o chocolate, em especial o que possui mais de 70% de cacau em sua composição, é fonte de triptofano, aminoácido que atua na formação de serotonina, e teobromina, um alcaloide pertencente à família da cafeína que possui propriedades estimulantes.

29. Açafrão-da-terra (cúrcuma)

O açafrão-da-terra é uma especiaria fonte de ferro, potássio e vitamina B6, nutrientes importantíssimos para combater a ansiedade e controlar o estresse.

Além disso, a curcumina, composto ativo presente na especiaria, possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas.

30. Batata doce

Finalizamos essa lista de alimentos para ansiedade com a batata doce. Ela é rica em vitaminas C, D e B6, ferro e magnésio, excelentes nutrientes que combatem a ansiedade e o estresse.

Adicionalmente, a batata doce fortalece o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia e, consequentemente, melhora o humor.

Considerações finais

Combater a ansiedade é algo cada vez mais importante. Em uma época onde tudo acontece rápido demais e os dias parecem não ter mais 24 horas, é comum nos sentirmos mais ansiosos.

Essa lista de alimentos para ansiedade será útil para que você dê um upgrade na sua saúde! Não esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que você possa ajudá-los também!

Gostou? Deixe sua avaliação!
[Media: 5]
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 107