Os 4 temperos mais calóricos que existem e seus malefícios

Temperos possuem calorias? Quais são os temperos mais calóricos que existem? Manter uma alimentação balanceada, comer frutas e verduras, evitar os doces e as frituras. Tudo para ter uma vida saudável. No entanto, na prática, nem sempre conseguimos manter hábitos saudáveis 24 horas por dia.

Sem que percebamos, ingerimos alimentos que trazem muitos malefícios à saúde e engordam. Pois saiba que muitos dos temperos mais calóricos que existem estão presentes em nossa dieta e nem nos damos conta. Que tal saber mais sobre eles a seguir?

O amplo uso dos temperos industrializados

Você já deve imaginar que os temperos mais calóricos que existem são aqueles industrializados. É sobre eles que falaremos a seguir. Contudo, antes, vamos conhecer alguns números a respeito do seu uso no Brasil.

No ano de 2018, uma pesquisa chamada “Hábitos alimentares do brasileiro” foi realizada com cerca de 1020 participantes, moradores de várias regiões do país.

Agora, vem o número que espanta: apenas 27% deles afirmaram que não utilizam temperos industrializados (tanto pelo sabor quanto por serem prejudiciais à saúde a longo prazo), enquanto os 73% restantes costumam utilizar esses temperos em suas receitas.

Há, ainda, outros números interessantes:

  • Cerca de 35% dos brasileiros preferem especiarias naturais, mas utilizam, vez ou outra, os temperos prontos;
  • Cerca de 24% dos brasileiros declaram que usam os temperos prontos apenas ocasionalmente;
  • Por fim, cerca de 14% admitem que utilizam os temperos prontos com grande frequência, até diariamente, porque são uma solução muito prática.

Praticidade que pode custar caro

Enquanto os temperos prontos realmente trazem praticidade para o preparo das receitas, além de serem muito calóricos, eles possuem outras substâncias em excesso, como corantes e sódio, que não são nada boas para a saúde.

Aqui no blog, você encontrará algumas receitas que levam temperos industrializados, mas raramente. Assim, utilizar esse tipo de tempero de forma bastante esporádica não trará grandes preocupações.

A médio e longo prazo, o uso indiscriminado de temperos industrializados pode trazer problemas como:

  • Hipertensão;
  • Retenção de líquidos;
  • Infarto;
  • Derrame;
  • Metabolismo lento;
  • Aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Entupimento das artérias;
  • Prejuízo às células do sistema nervoso.

Então, você já sabe: os temperos industrializados são super práticos, mas não devem fazer parte da sua rotina na cozinha.

Vamos ver, a seguir, quais são os 4 temperos mais calóricos que existem.

Os 4 temperos mais calóricos que existem

1. Temperos prontos (caldos, pós e molhos)

Os temperos prontos, além de serem prejudiciais à saúde, como já vimos, também engordam!

Existem várias linhas no mercado que oferecem os temperos prontos em pó, caldo ou em tabletes. Sem dúvida, além de facilitarem na preparação dos pratos, a mistura de açúcar, gordura e sal que eles contêm deixa os pratos bem mais saborosos e apetitosos.

Seu alto teor de sódio, aliado a todos os outros alimentos que também contêm sal, ingeridos durante o dia, se transformam em uma bomba de sódio, fazendo com que ocorra a retenção de líquidos e, consequentemente, o aumento de peso.

2. Molho para temperar saladas

Sempre presente nas dietas de emagrecimento em abundância, as saladas saciam a fome ao mesmo tempo em que oferecem nutrientes indispensáveis ao organismo.

Mas quando as saladas passam de saudáveis à vilã? Quando temperadas com molhos líquidos industrializados, afinal, de saudável, eles não têm nada!

Além do sódio, a quantidade de gordura presente nos molhos é muito alta. Mesmo os molhos light, que para compensar a ausência de gorduras, são carregados em açúcar, engordam da mesma forma.

Para que as saladas fiquem saborosas, a quantidade de molho colocada tem que ser grande, daí o ganho de peso.

3. Realçador de sabor (glutamato monossódico)

Presente nos temperos para macarrão instantâneo, salgadinhos, molhos de soja, enlatados, temperos em pó ou em tablete, fast foods e até no temperinho da pipoca do cinema, o glutamato monossódico engorda e não é nem um pouco saudável.

Pesquisadores constataram que o glutamato monossódico está ligado ao ganho de peso. Se forem consumidos 5g diárias de glutamato monossódico, aumenta em 30% a tendência ao ganho de peso nos homens e nas mulheres.

4. Azeite de oliva

O azeite de oliva é o “vilão do bem” desta lista.

A escolha pelo azeite de oliva é extremamente saudável em qualquer deita alimentar, uma vez que ele é rico em gordura monoinsaturada que auxilia a evitar problemas cardiovasculares. Além disso, ele também é fonte de vitamina E, possui ação anti-inflamatória e contribui para reduzir o colesterol ruim.

Em contrapartida, ele é também um dos temperos mais calóricos que existem: uma colher de azeite de oliva possui aproximadamente 120 kcal.

Assim, o tempero pode estar presente em nossa alimentação diária, mas sem excessos.

Os temperos mais calóricos que existem em comparação aos temperos naturais

Se compararmos os temperos industrializados usados para realçar o sabor dos alimentos aos ingredientes naturais que podem ser utilizados como tempero, teremos a certeza que não existe vantagem alguma em sua utilização.

Além de serem ricos em gorduras e sódio e pobres em nutrientes e vitaminas, mascaram o verdadeiro sabor dos alimentos e podem ocasionar dores de cabeça, problemas gastrointestinais, náuseas e vômitos, entre outros, além, é claro, do aumento de peso.

Utilizando ingredientes naturais como tempero

A natureza nos oferece inúmeros ingredientes que podem ser utilizados para temperar os alimentos. Veja alguns deles a seguir.

Saladas

As saladas ficam bem saborosas se temperadas com suco de limão ou vinagre de maçã, folhas de manjericão e hortelã e até gengibre ralado.

Sopas e caldos

As sopas e caldos podem ser preparados com carne vermelha ou de frango e com vários legumes como o salsão, cenoura, talos de salsa, mandioquinha, cebola, alho e tomate. Não é necessário utilizar produtos industrializados para temperá-los.

Assados

As carnes, de uma maneira geral, assim como os peixes, podem ser temperados com sálvia, alecrim, orégano, sal grosso, alho e mostarda em pó.

Molhos para massas

Os molhos para massas feitos com tomates, cebola, alho e manjericão são muito mais saborosos e saudáveis em comparação aos molhos prontos.

Considerações finais

Concordam que é bem mais fácil, barato e saudável trocarmos os temperos mais calóricos que existem por ingredientes naturais? Faça essa mudança na sua rotina e você sentirá a diferença!

Gostou? Deixe sua avaliação!
[Media: 4.4]
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 107