Qual é o molho ideal para cada tipo de macarrão? Descubra aqui!

O macarrão está entre as massas mais consumidas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas será que você sabe que existe um molho ideal para cada tipo de macarrão? Não é à toa que existem, no mercado alimentício, vários tipos e formatos de massa e com diferentes texturas.

Os italianos, especialistas por natureza em massas, valorizam muito a combinação de cada tipo com o molho. Assim, as massas se tornam refeições completas e nutritivas. Quer saber qual o molho ideal para cada tipo de macarrão? Esse é o assunto de hoje!

A história do macarrão

A origem do macarrão é controversa, por isso, motivo de incerteza para os historiadores. Entretanto, a versão mais aceita diz que o macarrão teria sido inventado pelos árabes. Este povo teria levado o produto à Sicília, região da Itália, ainda no século IX.

À época, a Sicília era uma região importante em termos comerciais. Assim, diz-se que os navegadores transportavam o macarrão para pontos importantes do Mediterrâneo, difundindo o produto por muitos locais do país europeu.

É nesse momento que podemos observar a maior contribuição da história desse alimento delicioso, ou seja, a italiana. Atribui-se aos italianos a invenção de mais de 500 tipos de macarrão.

As primeiras massas são bem mais antigas

Os primeiros registros do macarrão como conhecemos hoje datam do século IX, embora ainda com controversas. No entanto, as primeiras massas surgiram há muito mais tempo.

Por volta de 2500 a.C., o homem descobriu que podia moer cereais e misturar com água, obtendo uma pasta cozida ou assada. As civilizações assíria e babilônica foram as responsáveis por essas primeiras misturas.

Macarrão no molho ou molho no macarrão?

Já que estamos falando sobre o molho ideal para cada tipo de macarrão, vamos abordar uma polêmica que parece não ter fim: afinal, o certo é colocar o macarrão no molho ou o molho no macarrão?

O mais adequado é colocar o macarrão no molho, não o molho no macarrão. Isto, aliás, explica porque os italianos dão preferência à massa al dente, ou seja, mais durinha.

Quando você junta o macarrão no molho, a massa termina de cozinhar e consegue absorver melhor o molho, o que não acontece quando a massa passa do ponto.

Molho ideal para cada tipo de macarrão: massas longas

Os fios mais longos dessas massas pedem uma consistência mais al dente no seu cozimento para incorporarem muito bem o molho.

Bavette

Original de Gênova, a massa Bavette é perfeita para o tradicional pesto genovês.

Bucatini

Conhecido como furado ou furadinho, essa massa acompanha molhos amanteigados, com queijos, peixes como a sardinha e a anchova e também pancetta.

Espaguete

Para acompanhar essa massa, os molhos devem ser mais líquidos, como o molho de tomate com ervas frescas, o molho à bolonhesa, ao pesto, com frutos do mar, com vegetais ou bechamel.

Fazer espaguete com queijo também é uma boa opção.

Linguine

Massa fina e achatada, o linguine acompanha molhos a base de frutos do mar como o vôngole e o molho puttanesca.

Fettuccine, papardelle e tagliattelle

As massas mais espessas e achatadas como o fettucine, o papardelle e o tagliattelle podem ser acompanhadas por diversos tipos de molhos.

Os ragus como o de frango, à bolonhesa, cogumelos ou frutos do mar são perfeitos. Entretanto, outras excelentes opções são os molhos como o carbonara e o Alfredo.

Molho ideal para cada tipo de macarrão: massas curtas

As massas curtas, pequenas ou médias são cheias de nervuras, curvas e buracos que absorvem totalmente o molho.

Gnocchi

Quando o gnocchi for de massa seca, os molhos perfeitos são o à bolonhesa e ao pesto. Quando a massa é feita de batata, o que a torna bem delicada, os molhos à base de tomate, ragus leves e o bechamel com queijo mais encorpado, como o gorgonzola, são os mais indicados.

Farfalle, fusili, germeli, macaroni, orechiette, penne, rigatoni e rotelle

Molhos à base de tomates, refogados com legumes e verduras, carnes vermelhas, frutos do mar e peixes como anchova e sardinha combinam com todas as massas curtas. O molho bechamel acrescido de queijos e verduras como o espinafre também se torna uma boa opção.

Molho ideal para cada tipo de macarrão: massas recheadas

As massas recheadas podem ser servidas em saladas, caldos ou acompanhada por molhos.

Caneloni, capeletti, conchiglione, raviolli, rondelli, tortellini

O capeletti e o tortellini, geralmente recheados com carnes cozidas como lombo de porco, presunto e mortadela, são ideais para os caldos, mas podem ser servidos com ragu à bolonhesa e bechamel.

O caneloni, o raviolli e o rondelli acompanham muito bem molhos à base de manteiga e ervas, bem como o molho de tomate e o bechamel.

Lasanha

O molho para acompanhar a lasanha irá depender muito do tipo de recheio que é utilizado.

Para a lasanha recheada com carnes, presunto e vários tipos de queijos, o melhor é optar por molhos mais suaves como o de tomates ou o bechamel.

Já para recheios mais suaves como à base de legumes e verduras, os molhos mais intensos, como os ragus, são mais apropriados.

Receita de molho de tomate

Agora que você já aprendeu qual é o molho ideal para cada tipo de macarrão, que tal aprender uma receita simples e deliciosa de molho de tomate?

Esse é o molho básico, semelhante àqueles vendidos em saquinhos no supermercado. Mas, é claro, com um sabor infinitamente superior e sem aditivos e conservantes. Tome nota!

Ingredientes

  • 2kg de tomates maduros e firmes;
  • 2 colheres de chá de açúcar;
  • Azeite de oliva;
  • 1 cebola grande;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

  1. Lave os tomates e faça um corte superficial em X, na base de todos eles, para que seja possível remover a pele posteriormente;
  2. Em uma panela, coloque água o suficiente para cobrir todos os tomates e leve ao fogo, mas somente a água, sem os tomates;
  3. Em seguida, assim que a água começar a ferver, coloque os tomates;
  4. Quando a pele começar a soltar, desligue o fogo, tire os tomates da água fervendo e coloque-os em uma tigela com água fria para que o cozimento cesse;
  5. Cuidadosamente, remova a pele de todos os tomates e então bata-os no liquidificador ou processador;
  6. Passe os tomates batidos em uma peneira;
  7. Logo após, em uma panela em fogo alto, refogue a cebola com o azeite;
  8. Em seguida, acrescente o molho;
  9. Assim que começar a subir uma espécie de espuma, abaixe o fogo e remova-a completamente com a ajuda de uma escumadeira;
  10. Quando a espuma parar de subir, acrescente o açúcar e o sal;
  11. Deixe no fogo para apurar por cerca de 40 minutos.

O rendimento aproximado dessa receita é de 800ml de molho de tomate.

Considerações finais

É muito difícil encontrar alguém que não goste de macarrão. Alimento prático, saboroso e que admite uma série de preparos diferentes, está presente no dia a dia de muitos brasileiros. Agora que você já sabe qual é o molho ideal para cada tipo de macarrão, é só aproveitar essas delícias em sua próxima refeição!

Gostou? Deixe sua avaliação!
[Media: 4.5]
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 107