Em qualquer época do ano, o arroz doce é sempre uma excelente opção de sobremesa. No verão, pode ser servido gelado; no inverno, bem quentinho. Mas você sabe como deixar o arroz doce cremoso?
Não há como negar que muitas receitas acabam se tornando frustrantes simplesmente porque não conseguimos acertar em algum detalhe. É o caso, por exemplo, de quando erramos o ponto do brigadeiro. Hoje vamos falar sobre o arroz doce, essa iguaria muito amada no Brasil, e como podemos deixá-lo cremoso e saboroso.
Arroz doce tradicional
Muito apreciado pelos brasileiros, o arroz doce é, sem dúvida, uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil. Há uma infinidade de variações no seu preparo dependendo da região do país: com casquinha de limão, canela, coco ou gemas, por exemplo.
De origem incerta, a sobremesa passou por mudanças durante os anos, ganhando ingredientes que lhe conferiram maior cremosidade.
As variações regionais
Como você já deve saber, o arroz tem origem na Ásia. É nesse continente, inclusive, que ocorre a maior produção e também consumo de arroz.
A tradição do arroz doce não é apenas do continente asiático, mas também da Europa e da África, tendo chegado até esses continentes através de comerciantes viajantes, bem como nas Américas, levado pelos colonos europeus.
As variações regionais do preparo da receita são realmente interessantes. Por exemplo, o arroz pode ser cozido diretamente no leite, bem como em água com açúcar, mais tarde sendo acrescido de nata ou leite condensado.
A respeito dos condimentos e especiarias, a receita também admite uma série de variações. Amêndoas, por exemplo, são comuns no preparo dinamarquês. Chocolate, frutas, canela e cravo também figuram entre os acompanhamentos dessa deliciosa receita.
Quais ingredientes são utilizados para fazer o arroz doce cremoso?
O acréscimo de leite condensado, leite de coco, leite em pó e creme de leite à receita tradicional confere maior cremosidade ao arroz. Mas não é só isso!
O tempo de cozimento do arroz e a temperatura dos ingredientes utilizados também são muito importantes.
Então, afinal, como deixar o arroz doce cremoso? Existe algum segredo guardado a sete chaves? Na verdade, não.
Em seguida, reunimos 4 dicas essenciais que vão deixar sua receita muito cremosa e saborosa. Acompanhe!
Como deixar o arroz doce cremoso com 4 dicas essenciais
1. Use os líquidos sempre quentes
Quando preparar o arroz para dar início ao doce, faça sempre com água quente e 3 vezes mais que a quantidade de arroz que será cozido.
Por exemplo, para uma xícara de chá de arroz cru, use 3 xícaras de chá de água quente. O leite também deverá estar quente antes de ser colocado no arroz.
2. Cozinhe o arroz em fogo baixo
Para que o líquido não evapore rapidamente, cozinhe o arroz em fogo baixo.
3. Não abra mão de uma panela alta
Utilize uma panela alta para fazer o arroz. Isto é importante porque, quando você acrescentar o leite, ele provavelmente irá ferver e subir.
4. Trabalhe com o açúcar em temperatura ambiente
Se o açúcar for guardado em geladeira, deixe-o fora por uns 20 minutos. Deixá-lo na temperatura ambiente permitirá que a sobremesa fique mais cremosa.
Receitas de arroz doce cremoso
Com estas dicas, temos a certeza de que seu arroz doce ficará muito mais cremoso!
Selecionamos também duas receitas maravilhosas de arroz doce para você experimentar. Anote os ingredientes e o modo de preparo!
1. Arroz doce cremoso
Ingredientes
- 1 xícara de chá de arroz cru;
- 3 xícaras de chá de água fervente;
- Casca de meio limão;
- 800 ml de leite fervente;
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 2 colheres de sopa de leite em pó;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 caixa de creme de leite;
- Canela em pó.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, cozinhe o arroz com a casca de limão até secar quase toda a água. É importante que o arroz fique úmido e não seco e solto como fazemos diariamente;
- Logo depois, retire a casca do limão, adicione o leite fervente, o leite em pó e o açúcar. Quando começar a ferver, então, diminua o fogo e cozinhe lentamente até reduzir um pouco o leite;
- Acrescente o leite condensado e continue mexendo até adquirir consistência, mas sem deixar que seque;
- Desligue o fogo, acrescente a caixa de creme de leite, mexa bem e deixe descansar por 10 minutos. Outro detalhe importante é a panela. Se ela for de inox, reterá maior calor e, consequentemente, secará o doce. Neste caso, assim que misturar o creme de leite, retire o arroz e coloque em um refratário;
- Polvilhe canela em pó e sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
2. Arroz doce cremoso com leite de coco
Ingredientes
- 1 xícara de chá de arroz cru;
- 3 xícaras de chá de água fervente;
- Casca de meio limão siciliano;
- 2 xícaras de chá de açúcar;
- 600 ml de leite fervente;
- 200 ml de leite de coco;
- 2 colheres de sopa de leite em pó;
- 1 caixa de creme de leite;
- Canela para polvilhar.
Modo de preparo
- Primeiramente, cozinhe o arroz com a casca de limão até secar quase toda a água. Assim como na receita anterior, é importante que o arroz fique úmido e não seco e solto como fazemos diariamente;
- Retire a casca do limão, adicione o leite fervente, o leite em pó e o açúcar. Então, quando começar a ferver, diminua o fogo e cozinhe lentamente até reduzir um pouco o leite;
- Adicione o leite de coco e mexa até adquirir consistência cremosa;
- Retire do fogo, adicione o creme de leite e deixe descansar por 10 minutos;
- Por fim, coloque em um refratário, polvilhe canela em pó e sirva.
Rendimento: 8 porções
Considerações finais
Enquanto a Ásia ocupa o primeiro lugar do ranking de maior produtor e consumidor de arroz, o Brasil vem logo em seguida. Fora do continente asiático, somos o país que mais produz e consome arroz.
Em média, por ano, cada brasileiro consome até 34 quilos de arroz, ou seja, cerca de 2,84 quilos por mês, ou cerca de 700g por semana.
Com uma culinária rica e diversas formas de preparar o grão, não é de se espantar que o alimento esteja presente na mesa de praticamente todos os brasileiros, tanto em receitas salgadas como em versões doces.
Gostou das nossas dicas de como deixar o arroz doce cremoso? Não deixe de colocar em prática e conte para nós, nos comentários abaixo, se deu certo!