Como acertar o ponto do brigadeiro? 6 dicas e 4 passos

O brigadeiro, docinho tipicamente brasileiro, presente desde festinhas infantis até celebrações mais sofisticadas, utiliza ingredientes simples em sua receita, mas como acertar o ponto do brigadeiro?

Com o passar dos anos, o docinho foi ganhando novos sabores, como maracujá, pistache e nozes. Entretanto, as mais experientes doceiras ainda encontram dificuldades em acertar o ponto do brigadeiro e é justamente sobre isso que falaremos hoje.

Acertar o ponto do brigadeiro é como fazer mágica!

Certamente, é assim que muitas pessoas se sentem quando acertam o ponto do brigadeiro: fazendo mágica. No entanto, com as dicas que vamos apresentar hoje, o processo se tornará muito mais fácil.

Vamos começar com as 6 dicas essenciais que são a base de um bom brigadeiro, seja de colher (copinho) ou de enrolar, tanto na versão tradicional quanto na versão gourmet.

6 dicas para acertar o ponto do brigadeiro

Dica #1: a escolha da panela

Um item imprescindível para acertar o ponto do brigadeiro, sem dúvida, é a escolha da panela.

Se a panela possuir um fundo fino, certamente o brigadeiro irá queimar e ficar com gosto amargo. Use sempre panelas com fundo grosso e certifique-se que estão bem secas, pois a umidade interferirá no ponto do brigadeiro.

Dica #2: mexendo certo

Dê preferência às colheres de pau ou às espátulas de silicone para mexer a massa. Evite as colheres de inox, pois aquecem rapidamente.

Dica #3: o tipo de chocolate

Nunca use achocolatados para fazer a massa, pois possuem açúcar em sua composição. Para acertar o ponto do brigadeiro mais facilmente, use chocolate em pó ou chocolate em barra ralado.

Dica #4: a manteiga

A manteiga sem sal usada na receita tradicional do brigadeiro não pode ser substituída por margarina. Esse é um erro que muitas pessoas cometem.

A margarina é uma gordura de origem vegetal e interfere consideravelmente no ponto do brigadeiro. A manteiga serve para dar brilho à massa. Caso não tenha manteiga, pode fazer sem ela.

Dica #5: o refratário

Assim que tirar a massa do fogo, despeje-a em um refratário de vidro ou porcelana, desde que untado com manteiga. Não use peças em inox para esfriar a massa.

Dica #6: o resfriamento

Deixe esfriar em temperatura ambiente. Na geladeira, a massa pode umedecer, mesmo estando tampada.

Receitas de brigadeiro

Depois de seguir estas orientações, é hora de preparar a massa e acertar o ponto do brigadeiro.

Em seguida, nós trouxemos duas receitas de brigadeiro: o tradicional e uma versão gourmet. Você pode fazer qualquer um deles de acordo com os ingredientes que tem em mãos. O que importa, afinal, é você aprender a acertar o ponto do brigadeiro com as dicas que estarão logo em seguida!

Receita de brigadeiro tradicional

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • Chocolate granulado para a cobertura.

Receita de brigadeiro gourmet

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 4 colheres de sopa de pedaços de chocolate (ao leite, amargo ou meio amargo);
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • Raspas de chocolate para a cobertura.

4 passos para acertar o ponto do brigadeiro

Chegou a hora de conhecer os 4 passos super importantes que você precisa seguir para acertar o ponto do brigadeiro. Lembre-se: esses passos funcionam para qualquer uma das receitas de brigadeiro que apresentamos, ou seja, tanto a tradicional quanto a gourmet.

Passo #1: o preparo

Coloque todos os ingredientes na panela e mexa bem antes de levar ao fogo. Use sempre fogo baixo e não pare de mexer.

Quer saber a hora certa de tirar do fogo? Explicamos isso no passo 4, mas não pule os dois próximos passos, pois também são importantes.

Passo #2: a cor do brigadeiro

Prestando atenção na cor da massa, você poderá acertar o ponto do brigadeiro com facilidade.

Quando a massa adquirir um tom de marrom escuro, estiver lisa e brilhante, ela começará a pesar na colher e, virando um pouco a panela, ela vai escorregar sem grudar.

Passo #3: o tempo de cozimento

O tempo de cozimento do brigadeiro pode variar de um fogão para outro. Entretanto, em fogo baixo, geralmente leva entre 10 e 15 minutos.

É justamente nesse momento que você precisa prestar atenção para acertar no ponto! Veja o passo a seguir.

Passo #4: finalmente, o ponto certo!

Brigadeiro de colher (copinho): depois de aproximadamente 10 minutos que a massa estiver no fogo, ela começará a borbulhar com intensidade. Retire do fogo. Este é o ponto certo do brigadeiro de colher.

Brigadeiro de enrolar: nesse caso, a massa precisa estar um pouco mais cozida. Assim, você só pode tirar o brigadeiro do fogo quando ela começar a soltar do fundo da panela. Para se certificar disso, puxe com a colher de um lado para o outro. Se, ao passar a colher, a massa se dividir em duas e aparecer o fundo da panela, está no ponto certo. Geralmente, leva cerca de 15 minutos.

E os brigadeiros gourmet?

As receitas de brigadeiro gourmet variam muito. Como elas podem levar diferentes ingredientes na massa, você precisa ficar de olho, pois o tempo de cozimento pode variar.

Na realidade, não há grandes segredos. Para obter o ponto de colher (copinho), desligue o fogo quando começar a borbulhar.

Por outro lado, para obter o ponto de enrolar, desligue o fogo apenas quando a massa desgrudar do fundo da panela. Isso, certamente, vale também para os brigadeiros gourmet.

Considerações finais

Essas 6 dicas e 4 passos são praticamente tudo o que você precisa a partir de hoje para acertar o ponto do brigadeiro. Temos certeza que todas as suas receitas darão super certo! Deixe um comentário abaixo e conte para nós sobre seus resultados.

Gostou? Deixe sua avaliação!
[Media: 4.3]
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola

O amor pela escrita e o gosto por aprender coisas novas é algo que reconheço em mim desde sempre. Formada em Ciências da Computação, por pouco não fiz Jornalismo. Também sou apaixonada por games, café, histórias, cultura geek, pets, música, k-dramas e tecnologia. Há mais de 12 anos, escrevo sobre diversos assuntos com o objetivo de compartilhar conhecimento com as pessoas.

Artigos: 107