Sou apaixonada por café. Se quiser me dar um presente, é só me dar qualquer coisa relacionada a essa delícia. Um dia, eu estava procurando receitas de sobremesas à base de café e encontrei uma que é deliciosa e muito fácil de fazer. A mousse falsa de café que você vai conhecer hoje leva apenas 4 ingredientes (sim, isso mesmo!) é uma perdição.
Se você está se perguntando por que o “falsa” no título da receita, eu explico. Essa mousse falsa de café não leva ovos em seu preparo, como uma mousse verdadeira, e a consistência é mais de um pudim cremoso do que de uma mousse.
Para os coffee lovers de plantão, eu garanto: essa receita é simplesmente indispensável.
Quer fazer uma sobremesa com café e poupar o trabalho de uma mousse verdadeira? Então, não deixe de conferir os próximos tópicos!
Café, bebida amarga produzida a partir de grãos, tem benefícios e características inconfundíveis
Como você já deve saber, cafeeiro (Coffea sp.) é o nome do arbusto que produz as sementes responsáveis pela fabricação do líquido precioso que tanto amamos: o café.
Tradicionalmente, a bebida é servida quente, mas também possui versões geladas, igualmente deliciosas, bem como aparece em receitas incríveis como a falsa mousse de café que você aprenderá a fazer daqui a pouco.
Leia também: Melhor cafeteira programável
Café no Brasil
Começamos com dados impressionantes e animadores: atualmente, o Brasil é o terceiro país do ranking dos maiores produtos e exportadores de café. Além disso, fica em segundo lugar quando o assunto é o consumo da bebida.
O estado de Minas Gerais, famoso por receitas deliciosas que fazem sucesso no país todo, é o maior produtor de café no Brasil, afinal, responde por aproximadamente 50% da produção nacional.
Em seguida, vem o Espírito Santo, se destacando também como grande fornecedor para o mercado brasileiro. Na terceira posição está o estado de São Paulo, um dos mais tradicionais no cultivo do grão.
Bahia, Paraná e Rondônia vêm logo em seguida, nas posições 4, 5 e 6, respectivamente.
Benefícios do café
A ciência já fez questão de comprovar muitos dos benefícios do café. Vejamos alguns deles em seguida:
- Indivíduos que bebem quatro ou mais xícaras de café ao dia têm 80% menos chances de ter cirrose;
- A cafeína, principal substância do café, gera diversas reações químicas no cérebro, afetando positivamente o humor, a energia, a memória e até mesmo o funcionamento cognitivo;
- O café é rico em vitaminas B2, B3 e B5, bem como potássio, manganês e magnésio;
- O Mal de Parkinson se relaciona com a diminuição dos níveis de dopamina do organismo. Assim, a cafeína contribui para a redução do risco da doença, pois atua aumentando esses níveis;
- Pessoas que tomam café com regularidade apresentam até 20% menos chances de ter uma doença cardíaca.
Da França para o mundo, a mousse é uma das sobremesas mais apreciadas
Há diversas histórias que buscam explicar a origem da mousse. Assim, como ela realmente surgiu ainda é um pouco incerto.
Uma das versões conta que, na Roma Antiga, havia uma mistura feita com vinho e mel, chamada muslum. Por influência do idioma latim, a palavra acabou se transformando em mulsa.
Então, chegamos na França. Por volta do século XIX, a palavra já teria se transformado em mousse pelos franceses, que teriam dado esse nome a um doce aerado que era preparado na Inglaterra.
Seguindo com as histórias mais aceita a respeito da origem da mousse, chegamos ao início de 1900, quando um famoso artista francês chamado Henri Toulouse-Lautrec teria tido a ideia de misturar o chocolate em uma receita até então salgada, chamando-a de “maionese de chocolate”.
Com o passar do tempo, o doce ganhou um nome mais interessante, como conhecemos hoje em dia, ou seja, a mousse de chocolate.
Tudo indica, então, que a versão feita com o subproduto do cacau foi a primeira. Posteriormente, novos sabores foram sendo adaptados e criados, como é o caso da mousse falsa de café.
E como é feita a mousse verdadeira?
Antes de conhecer a mousse falsa de café que, conforme explicado no início, não leva ovos no preparo, que tal saber como é feita a mousse verdadeira?
Uma receita básica de mousse de chocolate é a seguinte:
- Em primeiro lugar, derrete-se 400g de chocolate em banho-maria, com 2 colheres de sopa de água. Depois, com o fogo desligado, misture 125g de manteiga;
- Bata 5 gemas com 60g de açúcar de confeiteiro;
- Em outro recipiente, bata as claras em neve com mais 60g de açúcar de confeiteiro;
- Misture, então, o creme de chocolate com o creme de gemas, bem como com as claras em neve;
- Coloque em potinhos e leve à geladeira.
Agora que você já sabe preparar a deliciosa mousse original, veja, em seguida, a nossa receita de mousse falsa de café que leva apenas 4 ingredientes.
Receita: mousse falsa de café
Ingredientes
- 1 caixa de leite condensado;
- 1 caixa de creme de leite;
- 200ml de café fresco;
- 1 envelope de gelatina sem sabor.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, dissolva a gelatina sem sabor seguindo as instruções da embalagem. Reserve;
- Em segundo lugar, bata os ingredientes restantes no liquidificador;
- Após obter uma mistura homogênea, mantenha o liquidificador ligado e vá acrescentando progressivamente a gelatina em pó dissolvida. Então, continue batendo até incorporá-la;
- Distribua em tacinhas e leve à geladeira até afirmar;
- Opcionalmente, você pode colocar raspas de chocolate ou chantilly para decorar.
Viu como essa mousse falsa de café é fácil de fazer?
Se você quiser sua mousse com um gosto mais marcante de café, pode fazer com 300ml ao invés de 200ml. Já testei as duas versões e preferi a que leva 200ml.
Considerações finais
Seja nos cafés da manhã, passado fresquinho, como um estimulante para o dia que se segue, transformado em cappuccino ou em receitas saborosas como essa falsa mousse, o café é uma bebida apreciada e consumida no mundo todo. Para os brasileiros, é praticamente impossível acordar e encarar o dia sem tomar um cafezinho.
O que você achou dessa receita de mousse falsa de café? Seus comentários são muito importantes para nós. Utilize o espaço abaixo para compartilhar suas opiniões. Até a próxima!