Só quem é mulher sabe o que é sofrer com as cólicas menstruais todos os meses. A alimentação e alguns outros cuidados podem ajudar a aliviar as dores, mas também existem ótimas receitas de chá para cólica que são verdadeiras aliadas da mulher.
Os alimentos são remédios naturais para o nosso corpo. É por isso que, hoje, trouxemos 5 receitas de chá para cólica que ajudam a aliviar os sintomas causados próximo ou durante o período menstrual. Antes, contudo, vamos entender um pouco melhor o que é a cólica e como a alimentação adequada por combatê-la.
Entendendo a cólica menstrual
Conhecida também como dismenorreia, a cólica menstrual é uma dor pélvica oriunda das contrações uterinas.
A cada ciclo menstrual, que tem duração de aproximadamente 30 dias, o organismo feminino se prepara para ser fecundado e gerar uma nova vida. Para isso, a cavidade interna do útero, denominada endométrio, aumenta para receber o futuro embrião.
Mas, quando isso não acontece, o organismo precisa eliminar todo o revestimento que foi preparado. Isso ocorre na forma de descamação do endométrio, estimulada pela prostaglandina, hormônio responsável por contrair o músculo do útero. Então, é nesse momento que surge a cólica menstrual.
Essas contrações comprimem nervos e vasos sanguíneos que revestem o útero e são refletidas na forma de uma dor intensa: a cólica.
Mas, afinal, por que as contrações geram tanta dor?
Para desvendar esse mistério, pesquisadores da Universidade de Davis, na Califórnia, fizeram um estudo com 3.302 mulheres que tiveram o seu ciclo menstrual minuciosamente analisado.
Seus resultados mostraram que a dor da cólica menstrual tem origem inflamatória e é causada por uma proteína chamada PCR (proteína c-reativa).
A PCR é uma proteína anti-inflamatória que aumenta consideravelmente no sangue quando há um processo inflamatório em curso. Quando a cavidade uterina incha, ela distende a parede muscular, gerando assim um processo inflamatório.
Dessa forma, os cientistas afirmam que a melhor maneira de controlar as dores menstruais é através de medicamentos que combatem a inflamação.
A recomendação, portanto, é de que as mulheres que sofrem com cólicas menstruais evitem ao máximo qualquer ação que possa piorar o estado inflamatório e invistam em tratamentos e alimentos anti-inflamatórios durante o período menstrual.
Os alimentos corretos
Listamos, em seguida, alguns alimentos anti-inflamatórios que são verdadeiros heróis no combate contra a cólica menstrual. Anote:
- Ervas aromáticas como: açafrão, alho, curry e cebola;
- Peixes ricos em ômega-3 como: salmão, atum e sardinha;
- Sementes e frutas oleaginosas como: linhaça, chia, gergelim, castanha-do-pará e nozes;
- Frutas cítricas como: laranja, acerola, goiaba e abacaxi;
- Frutas vermelhas como: romã, melancia, cereja, morango e uva;
- Vegetais escuros, ricos em cálcio, como: brócolis, couve e espinafre.
- Alimentos ricos em magnésio, como: soja, banana, aveia, tofu e abobrinha.
Assim como existem os mocinhos no combate às doenças inflamatórias, alguns alimentos podem ser verdadeiros vilões na luta contra a cólica menstrual, pois estimulam a produção de prostaglandinas e aumentam as contrações musculares. São eles:
- Carnes processadas como: salsicha, linguiça e bacon;
- Comidas congeladas e/ou ricas em gorduras como: lasanha, pizza, hambúrguer e fast food em geral;
- Estimulantes naturais como: café, refrigerantes, chá preto, doces e chocolate;
- Álcool em excesso.
Dieta rica em magnésio
O magnésio atua no combate à retenção de líquidos que causa inchaço pré-menstrual, ajudando a diminuir a contração muscular.
Os cereais integrais, as oleaginosas, as leguminosas, o cacau, o gérmen de trigo, o salmão e a levedura de cerveja são excelentes fontes de magnésio.
Outra dica é consumir uma porção de sementes de abóbora (40g) diariamente nos 10 dias que antecedem a menstruação.
5 receitas de chá para cólica
O hábito de tomar chá é uma arte milenar.
As ervas têm propriedades que ajudam a aliviar o estresse e as dores, bem como estimular a circulação e até mesmo acalmar. Essas propriedades devem-se à presença, em sua composição química, de compostos biologicamente ativos como flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais.
Assim, um bom chá com a escolha da erva certa pode ajudar em uma variedade de problemas associados ao ciclo menstrual. Conheça, em seguida, 5 ótimas receitas de chá para cólica.
1. Chá de orégano
O orégano é um excelente ingrediente para aliviar cólicas menstruais. Por possuir ação diurética e sudorífera, ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo. Assim, auxilia não somente a reduzir as cólicas, como também as dores de cabeça que costumam aparecer no período menstrual.
Quando tomar: o chá de orégano pode ser tomado o mês todo.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 2 colheres (chá) de orégano.
Modo de preparo
- Primeiramente, ferva a água;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o orégano;
- Mexa bem, coloque em uma caneca, tampe-a e deixe por 5 minutos;
- Em seguida, é só tomar (não precisa adoçar).
2. Chá de calêndula
Este chá para cólica tem como principal ingrediente as flores de calêndula. Essa flor possui flavonoides, óleos essenciais e glicosídeos amargos em sua composição. Por esse motivo, tem ação anti-inflamatória e é excelente para diminuir cólicas menstruais.
Também atua como antisséptico, desinfectante, desintoxicante, adstringente, cicatrizante e hemostática.
Quando tomar: o chá de calêndula apresenta melhores resultados se tomado 10 dias antes da menstruação.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 1 colher (sobremesa) de flores de calêndula.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, ferva a água;
- Quando levar fervura, então, desligue o fogo e acrescente as flores de calêndula;
- Mexa bem, tampe e deixe por 10 minutos;
- Por fim, é só coar e tomar.
3. Chá de camomila
Essa receita de chá para cólica tem como ingrediente principal a camomila. Esta planta é, sem dúvida, uma das mais utilizadas no preparo de chás de efeito calmante.
É ótima para aliviar as dores das cólicas menstruais pois estimula a produção da glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares, deixando o útero relaxado. Também diminui o estresse e tem ação antiespasmódica.
Quando tomar: todos os dias, durante o período menstrual.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 1 colher (sobremesa) de flores de camomila.
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, ferva a água;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e então acrescente as flores de camomila;
- Mexa bem, coloque em uma caneca, tampe-a e deixe por 10 minutos;
- Por fim, é só tomar.
4. Chá de folha de laranjeira
As folhas de laranjeira são ótimas no preparo de chás, principalmente no período menstrual, pois têm efeito positivo contra a dor e ainda ajuda a combater o estresse do organismo e melhora a qualidade do sono.
Quando tomar: o chá de folha de laranjeira pode ser tomado 3 dias antes da menstruação.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 2 colheres (chá) de folha de laranjeira.
Modo de preparo
- Primeiramente, ferva a água;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de laranjeiras bem picadinhas;
- Então, mexa bem, coloque em uma caneca, tampe-a e espere amornar;
- Depois, é só coar e tomar.
5. Chá de gengibre
Por possuir propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é um ótimo aliado contra as cólicas menstruais. Ele também é analgésico, ou seja, ajuda a diminuir a dor, por isso não pode deixar de fazer parte dessa lista de receitas de chá para cólica.
Quando tomar: durante todo o mês.
Ingredientes
- 1 xícara de água;
- 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado.
Modo de preparo
- Primeiramente, ferva a água;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o gengibre;
- Mexa bem, coloque em uma caneca, tampe-a e deixe por 10 minutos;
- Por fim, basta coar e tomar.
Considerações finais
Certamente, essas receitas de chá para cólica, bem como as dicas dos melhores alimentos para consumir nesse período, ajudarão você a amenizar – ou até eliminar por completo – as dores sentidas. Se você fizer um desses chás, conte para nós, no espaço de comentários abaixo, se deu certo!